LabFictio
INTEGRANTES
ADAYLSON WAGNER SOUSA DE VASCONCELOS é doutor em Letras, área de concentração Literatura, Teoria e Crítica, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2019). Mestre em Letras, área de concentração Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2015). Especialista em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2016). Licenciado em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2013). Integra o LabFictio - Laboratório de Antropologia da Ficção. Desenvolve pesquisas acadêmicas nas temáticas de religião, cultura, direito e literatura, literatura e direitos humanos, literatura e minorias, meio ambiente, ecocrítica, ecofeminismo, identidade nacional, escritura feminina, leitura feminista, literaturas de língua portuguesa, ensino de literatura.
ALEXIA ELOAR FÉLIX CAVALCANTE é graduada em Letras-Português pela UFPB e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) na mesma instituição. Tem interesse no diálogo entre Literatura, Cinema e Cultura, pesquisando sobre a Antropologia Literária com ênfase em obras audiovisuais de Animação, levando em consideração, principalmente, as questões sobre a luta por representação relacionadas a gênero, etnias e outras minorias a partir dos discursos dos Movimentos de Resistência.
ALINE DOS SANTOS GOUVEIA é graduada em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participa do grupo GEAL (Grupo de Estudos em Antropologia Literária) e desenvolve pesquisas na área de Literatura e Internet, Leituras Literárias e Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.
ALINNE DE MORAIS OLIVEIRA CORDEIRO é graduada em Letras - Língua Portuguesa e atualmente é mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha de Leituras Literárias, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em pesquisas relacionadas à performance, poesia em sala de aula e jogos teatrais. Integrante do Laboratório de Antropologia da Ficção (LabFictio) e do Grupo de Pesquisa, Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF). É atriz e palhaça.
AYTON BRUNO DIAS SALAZAR é graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. Gosto de entender o funcionamento das coisas que me chama atenção, isso é algo que me estimula principalmente no âmbito literário e da música erudita, e também no campo acadêmico em geral. Minha música favorita é quarteto n. 13, de Beethoven, e a sinfonia que mais ouço é Sexta, de Mahler. São obras que representam um alargamento dos horizontes delimitados nas suas respectivas épocas. Tenho afinidade com filosofia moral, por isso tenho desejo de estudar o papel da imaginação literária para a formação ética posteriormente.
CRISTINA ROTHIER DUARTE é doutora em Letras pelo PPGL-UFPB, mestra em Letras pela mesma instituição, especialista em Literatura e Ensino pelo IFRN e em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino da Língua Portuguesa pela UFPB-Virtual, licenciada em Letras Língua Portuguesa pelo IFPB, bacharela em Direito pela UFMT. Participa dos projetos de pesquisa: LEL - Leitura, Ensino de Literatura e Tecnologia na Educação (IFPB) e GEEF - Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB); do PIBIC “Ensino de Literatura: implicações metodológicas na formação docente” (IFPB); e do Projeto de Extensão: “Lúcia Giovanna no mundo da Literatura Infantil”. Trabalha com pesquisas relacionadas à história da Literatura infantil e juvenil brasileira, à formação de professores e ao ensino de Literatura.
FERNANDO GABRIEL SALES FERNANDES é graduado como designer gráfico, mas minha maior paixão hoje é a produção audiovisual, onde hoje atuo profissionalmente. Sou criativo, extrovertido e simplesmente pai de 12 lindos gatos.
IRENE MARIA DIAS BANDEIRA é graduada em Letras - Língua Portuguesa pela UFPB e mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB. Atualmente cursa Especialização em Neuropsicopedagogia (Descomplica). Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.
ISAQUE DA SILVA MORAES é graduado em Letras - Língua Portuguesa, graduando em Jornalismo e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha de Leituras Literárias, pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos em Literatura Comparada (GELIC), do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF) e do Laboratório de Antropologia da Ficção (LabFictio).
JÉSSICA DE OLIVEIRA GRANDINO é graduada em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participa como bolsista do projeto de iniciação científica "O diálogo verbo-visual nas capas da revista Piauí: Uma análise discursiva sobre a mídia e seus efeitos de sentido" e do PROLICEN como voluntária do projeto "Leitura e Produção Textual na Educação Básica: Uma análise discursiva sobre os processos de subjetivação". Membro do grupo de pesquisa "Observatório do Discurso", desenvolvendo pesquisas na área da Análise do Discurso francesa com ênfase na produção de efeitos de sentido através das materialidades discursivas que reafirmam os mecanismos de poder na sociedade.
JOSUEL BELARMINO DE OLIVEIRA é graduado em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participou como voluntário no projeto Cinestésico (PROBEX) da UFPB e do projeto "Leitura e Produção Textual na Educação Básica: uma análise discursiva sobre os processos de subjetivação" vinculado ao PROLICEN da UFPB. Atualmente participa do Laboratório de Antropologia da Ficção (LabFictio).
JOSÉ ETHAM DE LUCENA BARBOSA FILHO é mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB. Foi pesquisador voluntário (PIVIC-2020/2021) no projeto "DA SELEÇÃO AO ATO DE LER: OS LIVROS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD/LITERÁRIO 2018 e 2020)"; deu continuidade ao plano de trabalho no projeto "LITERATURA JUVENIL E JOVENS LEITORES NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD/LITERÁRIO 2020)" como pesquisador voluntário (PIVIC-2021/2022); foi bolsista-residente no Programa Residência Pedagógica/CAPES. Demonstra interesse nas áreas de Teoria do Efeito Estético, Antropologia literária, Literatura, Teatro e Cinema.
KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA é graduada em Letras - Língua Portuguesa e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha de Leituras Literárias, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pelos textos literários.
LÍVIA MARIA BEZERRA SANTOS é graduanda em Letras, interessada em pensar a educação popular, literatura afro-brasileira, literatura indígena e de autoria feminina e estudos interartes. Baixista, roqueira e noveleira. Me atrai musicar, sonhar e ficcionalizar!
MARIA JÚLIA TAVARES RAMALHO é graduanda em Letras - Língua Portuguesa pela UFPB. Desenhista e designer amadora, com interesse em ficções históricas — principalmente as produzidas no Leste Asiático.
MATHEUS MARQUES DE MEDEIROS é graduando em Letras, com habilitação em Língua Francesa, pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Literária, com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura e pelo cinema; e Psicanálise.
NATHALY CRISTINE RAMOS DA SILVA é mestre em Educação e Linguagem pelo PPGE da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Frasinetti do Recife (FAFIRE) e graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente professora efetiva da rede estadual de Pernambuco (Ensino Médio) e da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes -PE, também exercendo a função de professora com vínculo efetivo (Anos finais do Ensino Fundamental) com experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É membro do Grupo de Estudos em Antroplogia Litéria da Universidade Federal da Paraíba.
PRISCILLA MARQUES LIMA DANTAS CARNEIRO é formada em Direito, graduanda de Letras, aprendiz da psicanálise. Uma das fundadoras da Casa Toca: lugar de infância, literatura, cultura e arte. Viciada em café de dia e num livrinho antes de dormir.
RAFAELA CORRÊIA DA COSTA é graduada em Letras Português e mestranda em Letras, ambas pela UFPB. Durante a graduação, participou de projetos de extensão relacionados à Teoria do Efeito Estético e à Antropologia Literária, utilizando essas perspectivas teóricas para embasar seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Interessa-se em pesquisar sobre a aplicação dessas teorias em sala de aula.
REBECA MONTEIRO AYRES DE SOUSA é graduada em Letras-Língua Portuguesa na UFPB e mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB. Participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.
REBECCA LUIZA DE FIGUEIREDO LÔBO é graduada Letras - Língua Portuguesa e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha de Leituras Literárias, ambas pela Universidade Federal da Paraíba.
RITA DE CÁSSIA FERNANDES MONTEIRO é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Apresenta interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Literatura Infantojuvenil, Literatura e Cinema, Literatura Comparada, Literatura e ensino, Insólito ficcional.
SARAH KAROLINE ALVES PEREIRA DA SILVA é graduada em Letras - Língua Portuguesa na UFPB. Participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.
TAINÁ SANTOS DE FARIAS é graduada em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética aplicada à literatura.
VALDIRENE DOS SANTOS LIMA é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2016). Estagiária voluntária (2010-2011) e Estagiária Bolsista (2014-2015) na Biblioteca Central no Centro de Documentação em Literatura Popular do Programa de Pesquisa em Literatura Popular-PPLP. Participa do Laboratório de Antropologia da Ficção (LabFictio), o qual desenvolve pesquisas analisando a Teoria do Efeito Estético na área de Antropologia Literária.
VALMIR LUIS SALDANHA DA SILVA é graduado em Letras Português-Italiano, mestre e doutor em Estudos Literários, pela Unesp-Araraquara. Suas pesquisas voltam-se para a identidade e as emoções que se podem ler nos textos literários.